Internet das Coisas na Indústria – IoT

Quais as aplicações da Internet das Coisas na indústria?

 

O uso de Internet das Coisas na indústria permite a integração de todos os sistemas industriais. Isso torna a fábrica conectada e inteligente.

Para implementar a tecnologia na prática, são instalados sensores em todo o maquinário. Assim, é possível coletar informações relacionadas aos processos e fornecer aos gestores dados em tempo real.

Com isso, a indústria consegue otimizar os fluxos produtivos, automatizar atividades, melhorar a operação e facilitar o gerenciamento.

Entre as principais aplicações Internet das Coisas na indústria, vale destacar:

  • Manutenção: os próprios equipamentos conseguem identificar e reportar problemas, que indicam a necessidade de manutenção do maquinário;
  • Monitoramento do fluxo de produção: todas as etapas da linha de produção são mapeadas em tempo real para avaliar o nível de produtividade, a possibilidade de otimização, o cumprimento das metas etc.;
  • Gerenciamento de estoque: um dos principais desafios da área de logística pode ser beneficiado com a IoT na indústria. Os sensores e etiquetas coletam dados de movimentação dos produtos e indicam a necessidade de reposição;
  • Segurança dos colaboradores: ao identificar processos potencialmente inseguros, as máquinas podem interromper a operação, reduzindo os acidentes de trabalho. Além disso, os sensores podem monitorar o uso de equipamentos de proteção individual, notificando trabalhadores sem os EPIs adequados de acordo com a área da fábrica.

 

Portanto, a Internet das Coisas na indústria serve para aumentar a produtividade e melhorar o controle dos processos. Mas também ajuda a garantir um melhor funcionamento, com mais segurança, redução de desperdícios, atrasos e falhas.

 

Quais os benefícios dessa tecnologia?

 

As aplicações da Internet das Coisas na indústria dependem das necessidades identificadas pela empresa.

Ao avaliar este aspecto, é possível personalizar as soluções. Isso faz com que as demandas mais importantes para cada companhia sejam atendidas, como por exemplo as questões relacionadas a falhas e limitações.

Apesar disso, os benefícios da Internet das Coisas na indústria são vários e incluem:

  • Redução de paradas e falhas;
  • Melhoria do uso dos ativos;
  • Redução do custo de vida do ativo;
  • Melhora na performance produtiva;
  • Aumento e otimização da produção;
  • Eficiência e qualidade na tomada de decisões;
  • Geração de novas oportunidades para o negócio.

No entanto, para que essas vantagens sejam de fato consolidadas, é indispensável o uso de ferramentas adequadas para dar suporte às soluções de IoT.

 

O texto acima foi escrito pelo Blog da Ramo Sistemas Digitais

Voltar